O apóstolo Agenor Duque, líder da Igreja Plenitude do Trono de Deus, acredita que alguns de seus pastores podem estar desviando dízimos ou ofertas feitas à igreja por fiéis. Em recente vídeo que circula nas redes, Agenor declarou que irá enviar pastores disfarçados para descobrir os possíveis traidores.
Na gravação o bispo anuncia que os pastores vão ser investigados por seus enviados. “Eu vou ressaltar que eu tenho três pessoas enviadas por mim, e pela bispa (Ingrid Duque, sua mulher), que vão ‘rodar’ as igrejas, disfarçadas de membros. E vão entregar o voto na sua mão”. Ele ainda ameaçou que ao flagrar algum de seus liderados roubando a igreja, esse não ficará impune.
Um assistente alerta que as cédulas que serão utilizadas na falsa doação serão marcadas, para que haja uma prova do desvio. “Você não vai ser só excluído, não, você vai pra delegacia, ser processado como estelionatário, como ladrão”, advertiu.
Crise financeira afeta igrejas
Com menos fiéis empregados, há menos doações e pagamentos de dízimo. A mudança de membros para outras denominações religiosas agrava a situação. Com a queda na arrecadação, muitas igrejas, como a Plenitude, estão tendo dificuldades em manter sua programação em TV e nas rádios.