Graças ao Senhor estamos em mais um novo ano. Fomos graciosamente abençoados com mais um ano de vida, o ano de 2016. Isso significa que fomos abençoados, guardados e preservados pelo Senhor neste ano que se foi. E por isso devemos ser profundamente gratos por Sua bondade!
Mas, um novo ano chegou. E isso também é bênção do Senhor para nós! Isso significa que o Ele está nos proporcionando vida, novas oportunidades e a graça de continuarmos existindo para a Sua glória. Porém, precisamos repensar algumas coisas em relação ao novo ano que chegou. Esta reflexão tem o propósito de levar você, amado (a) irmão (ã) a reconsiderar o conceito de “ano novo”, a fim de que seus olhos não se desviem do verdadeiro Alvo que sempre será o Senhor, e não o ano que chegou.
Primeiramente, é preciso desmistificar a ideia de que o ano novo trará alguma coisa nova, alguma mudança significativa, alguma transformação pessoal, como se estas coisas essencialmente fizessem parte do ano novo em si. Tudo o que esperamos de mudanças, de bênçãos e de transformações virá da parte do Senhor, e não do ano novo. Serão proporcionadas pela Sua graça. É o Senhor quem nos abençoa, quem nos molda e nos muda, quem derramará toda sorte de bênçãos de que necessitaremos neste novo ano. “Elevo os meus olhos para os montes. De onde me virá o socorro? O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR”, e não do novo ano. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vem descendo do Pai das Luzes” – Tg. 1:17, e não do ano que chegou.
Em segundo lugar precisamos ter a mente renovada, o coração renovado e o nosso homem interior transformado pelo Espírito Santo e pela Palavra do Senhor. Nossa expectativa não deve ser a de um ano novo, mas, a de um coração novo, a de uma mentalidade nova, um espírito renovado. “Cria em mim, oh Deus, um coração puro, e renova dentro em mim um espírito inabalável. Andemos em novidade de vida, com uma mente renovada – Rm. 12 – sob a nova vida em Cristo – 2 Cor. 5:17.”
Conforme a parábola contada pelo Senhor em Mateus 9:16 e 17, não adianta esperar coisas novas se as estruturas de nossas vidas continuam sendo velhas (como o vestido velho que recebe remendo novo, e odres velhos que recebem vinho novo).
O novo, segundo a Palavra nos ensina, não está no ano que chegou, mas na mudança e transformação que o Espírito opera em nosso interior.
Portanto, NÃO SE TRATA DE UM ANO NOVO, E SIM, DE UM CORAÇÃO NOVO, UMA MENTE RENOVADA, UM ESPÍRITO TRANSFORMADO.
Se não houver essa ação do Espírito Santo em nosso interior, poderão vir todos os “novos anos e anos novos”, e nada será realmente novo para nós, porque o novo não começa fora. Ele começa dentro de nós. O Ano Novo não fará novas nossas vidas, mas um coração novo e uma mentalidade renovada pela Palavra do Senhor farão novos todos os nossos dias.
Um dia ricamente abençoado pelo Senhor!
Pastor Manoel Antonio