Home / Pr. Manoel Antônio / QUANDO DEUS NOS SURPREENDE

QUANDO DEUS NOS SURPREENDE

“Estavam todos reunidos no mesmo lugar;
DE REPENTE, veio do céu um som, como de um vento impetuoso,
e encheu toda a casa onde estavam assentados”.
At. 2:1

Passamos por momentos em nossas vidas nos quais temos a impressão de que nada de novo nos acontece. A impressão de uma mesmice em nosso dia a dia nos faz sentir robotizados. Nossa agenda diária é uma mera repetição do dia anterior, da semana que passou, do mês que terminou, do ano que findou. Aliás, às vezes temos a impressão de que há anos que paramos no tempo. Há uma canção que marcou a segunda metade da década de 80 que dizia: ‘Um dia a monotonia tomou conta de mim. É o tédio, cortando os meus programas, esperando o meu fim. Sentado no meu quarto o tempo voa. Lá fora a vida passa e eu aqui à toa. Eu já tentei de tudo mais não tenho remédio pra livrar-me desse tédio’. Tédio e monotonia são as palavras do momento. Ambas nos falam da sensação de vazio, de desânimo, de falta de perspectivas.

No texto acima o médico Lucas retrata uma experiência marcante na vida dos discípulos do Senhor, que na opinião de muitos, marcou a inauguração da igreja cristã. Ali no cenáculo estavam discípulos não apenas em obediência ao Senhor aguardando o cumprimento de Sua promessa, mas também, acredito eu, que misturados à obediência estavam os conflitos, as dúvidas, o medo. Conflitos por causa da morte violenta enfrentada pelo Mestre dias atrás. Dúvidas em relação, quem sabe, ao futuro, pois agora o Senhor não estava mais fisicamente entre eles. E medo porque havia judeus invejosos que promoviam perseguições contra os seguidores de Jesus. No entanto, somos informados de que, em meio às esperanças e incertezas daquele momento, os discípulos foram visitados pelo Senhor. A palavra que que deu o tom àquela intervenção foi: DE REPENTE! Isto significa ‘repentinamente, inesperadamente’. Ou seja, aqueles primeiros cristãos foram surpreendidos por uma visitação extraordinária do Espírito Santo de Deus! De repente, algo extraordinariamente novo invadiu não apenas aquele lugar onde estava a insegurança e o medo, mas também penetrou a alma e o coração daqueles que ali se encontravam, trazendo ânimo e forças, e descortinando novas perspectivas e novos horizontes.

Esta reflexão nos fala sobre os “DE REPENTE” de Deus. Sua vida está um vazio? Você perdeu a esperança? Seus sonhos se desfizeram tais castelos de areia na beira da praia? Desesperou-se da fé? Saiba que DE REPENTE você poderá ser surpreendido pelo Senhor. E o que significa este “de repente”?

‘DE REPENTE’ SIGNIFICA UMA INTERVENÇÃO DO ALTO, DO CÉU, VINDA DA PARTE DE DEUS. O texto diz que veio do céu um som…
O salmista declarou em meio às incertezas e conflitos pelos quais passava: “de onde me virá o socorro?” E ele mesmo respondeu à sua pergunta: “o meu socorro vem do Senhor” (Sl. 121). A mudança que estamos aguardando, o ânimo de que precisamos e as perspectivas que estamos buscando virão da parte de Deus, virão dos céus! Boa parte do desânimo que nos abate reside no fato de que esperamos pelo homem. Precisamos aprender a esperar na intervenção divina.

‘DE REPENTE’ SIGNIFICA UMA INTERVENÇÃO DE DEUS EM ALGO ESPECÍFICO EM SUA VIDA
Talvez você esteja vivendo um daqueles problemas para os quais aparentemente não tem solução. São os casos perdidos. Uma dificuldade financeira grave, uma enfermidade em você ou em um membro de sua família. Talvez até seu casamento, na sua ótica, tenha chegado ao fim, ou seu filho está mergulhado no mundo das drogas e parece impossível não sair mais deste poço profundo. Ore ao Senhor. “De repente” um som do Céu pode trazer uma música divina para sua alma, sua família. “De repente” você poderá ser surpreendido com um mover de Deus que mudará significativamente os rumos de sua vida e daqueles que estão ao seu redor.

‘DE REPENTE’ SIGNIFICA UMA PORTA QUE SERÁ ABERTA, UMA OPORTUNIDADE NOVA EM SUA VIDA
Quem sabe você tenha sepultado algum projeto de vida, desistido de algum sonho que no passado fazia arder o seu coração, e essa desistência tenha se dado por falta de recursos, de apoio, ou por fracasso pessoal. Saiba que “De repente” o Senhor pode intervir em sua vida, providenciar os meios, suprir as necessidades. Ele pode abrir uma porta para você, pois Ele tem as chaves que abrem as portas, quando Ele soberanamente decide agir em seu favor.

Concluindo, nada absolutamente está perdido em sua vida! Há um “De repente” nos propósitos de Deus em favor de você. Sua saúde, suas finanças, seu casamento, sua carreira, até mesmo a sua vida espiritual que se encontra fria, mórbida, distante do Senhor, tudo isso pode experimentar uma surpresa repentina, trazida dos céus, enviada por Deus, operada de forma poderosa pelo agir gracioso do Seu Santo Espírito. Assim como aquele som encheu toda a casa em que os discípulos estavam reunidos, o agir de Deus envolverá toda a sua vida e tudo o que diz respeito a você. “”Ora, Àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a Ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém!” Efésios 3:20-21”

Tenha um dia abençoado pelo Senhor!

Pr. Manoel Antonio
Pastor da Segunda Igreja Congregacional de Campina Grande-PB
Wattsapp 83 98700-0490

Veja Também

VOCÊ TEM SAPINHO NA BOCA?

Assim também a língua é um pequeno membro, mas pode gloriar-se de grandes coisas. Considerai ...