Home / Pr. Manoel Antônio / A DIREÇÃO QUE VEM DE DEUS

A DIREÇÃO QUE VEM DE DEUS

“E o Senhor te guiará continuamente,
fartará tua alma até em lugares áridos e fortificará os teus ossos;
serás como um jardim regado e como um manancial cujas águas jamais faltam.”
Is. 58:11

Nesta devocional quero refletir com você acerca de um tema muito procurado pelos cristãos: a direção que vem de Deus. Há uma busca pela orientação divina entre os cristãos em nossas igrejas. Falamos em ser guiados pelo Espírito Santo e em sermos dirigidos pelo Senhor. No texto acima o Senhor nos fala de Sua direção. Deixa claro que esta possui pelo menos três aspectos gloriosos: é contínua, pois o Senhor não nos deixa na metade do caminho. Ele nos conduz até ao fim. É providencial, pois em meio à sua direção Ele supre nossa alma com Seus recursos inesgotáveis. E ela é restauradora, pois transforma o nosso interior – “serás como um jardim regado.” Porém, quero compartilhar alguns aspectos da direção que o Senhor nos proporciona.

O SENHOR NOS DIRIGE E NOS CONDUZ A PASTOS VERDEJANTES E ÀS ÁGUAS DE DESCANSO
Água e alimento são duas necessidades básicas de todo ser humano. Nos dias de hoje encontramos uma preocupação muito grande por parte dos médicos e nutricionistas com respeito aos hábitos alimentares, pois existe muita gente consumindo alimentos prejudiciais à saúde. Espiritualmente falando nossa alma também precisa de alimento. No salmo 23 Davi afirma que o Senhor o conduzia a pastos verdejantes. Isto mostra que o Bom Pastor é cuidadoso na dieta alimentar de Suas ovelhas. O Senhor não nos dá quaisquer alimentos. À semelhança do filho pródigo, tem gente se alimentando daquilo que sobra dos porcos. Tem cristãos se alimentando de palha seca, ingerindo leite falsificado, bebendo água que não procede da Fonte da Água da Vida. Refiro-me às falsas doutrinas, às filosofias vãs e inúteis, travestidas de precisão científica, quando na verdade, escondem o preconceito e a rejeição do homem moderno aos princípios divinos revelados na Palavra de Deus. Lamentavelmente a dieta de muitos é preparada pelas novelas televisivas que trazem uma mensagem extremamente nociva às nossas famílias. Outros alimentos são enlatados pela indústria da música que denigre a dignidade da mulher, zomba da moral e dos bons costumes. Porém, o alimento do Senhor é melhor. É plenamente saudável e balanceado, pois faz bem à alma e ao espírito. Nutre a alma, alegra o coração, dá longevidade de vida.

O SENHOR NOS DIRIGE AO CENTRO DE SUA VONTADE
Nada faz Deus por acaso. O Senhor desconhece coincidências, não trabalha com incidentes. Não age sem um plano previamente estabelecido. Sua direção para nossas vidas tem sempre a finalidade de nos conduzir ao centro de Sua vontade. Muitos cristãos desconfiam da vontade Deus, como se esta fosse trazer algum prejuízo para sua vida pessoal. A Palavra do Senhor, no entanto, nos certifica de que a vontade de Deus sempre será boa, perfeita e agradável. E isso acontece até nos pequenos encontros e aparentes desencontros da vida. O apóstolo Paulo escreveu que “Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus…” (Rm. 8:28. Deus está conduzindo sua vida ao centro da vontade divina, mesmo que você não entenda os caminhos que Ele escolheu.

O SENHOR NOS CONDUZ AO DESERTO
É muito ingênuo por parte de um cristão imaginar uma caminhada apenas sob um céu azul, ou uma jornada sobre um mar tranquilo e com ventos favoráveis. Nossa vida está sujeita a obstáculos diversos, como os desertos áridos e causticantes, a vendavais fortíssimos e mares turbulentos. E, pasmem, muitas vezes é o próprio Senhor Quem nos conduzirá por estas vias difíceis e perigosas. No entanto, quando o Senhor age desta maneira para conosco Ele o faz de forma amorosa, porém, proposital, com a finalidade de nos provar, nos aperfeiçoar, fortalecer o nosso caráter, aumentar a nossa fé. E com a certeza de que Ele está conosco. Antes de iniciar o seu ministério o Espírito Santo de Deus conduziu Jesus ao deserto para ser tentado pelo diabo. Embora nos pareça um processo doloroso e desnecessário, tal experiência em muito fortaleceu o Filho de Deus. Há, portanto, no final da narrativa feita por Mateus que após aquela tentação Deus enviou os anjos para servirem a Jesus. Muito embora o Senhor tenha permitido a Daniel passar uma noite numa cova sombria, na companhia de leões ferozes, Ele mesmo se fez presente dando segurança ao profeta. Ainda que tenha permitido a três de Seus servos serem lançados numa fornalha acesa, enviou Sua presença no meio deles. Quando o Senhor te guiar por um caminho difícil, não se esqueça de que Ele também estará fortalecendo sua alma, mesmo que você se encontre na esterilidade de um deserto perigoso.
Concluindo, o Senhor nos conduz em segurança: “fartará a tua alma até em lugares áridos”. Ele não promete nos proteger nos caminhos que escolhermos por nossa própria conta. Mas promete estar conosco nos caminhos que Ele mesmo traçou para nós. O Senhor não tem compromisso com nossos caprichos, mas com a Sua vontade soberana para nossas vidas. É bem verdade que certas dificuldades e turbulências que enfrentamos são consequências de caminhos que precipitadamente escolhemos. Mas se deixarmos que o Senhor nos guie pelos caminhos que Ele traçou para nós, poderemos contar com Seu auxílio e livramento.

Que seu dia seja abençoado pelo Senhor! Que você seja uma bênção!

Pr. Manoel Antonio
Pastor da Segunda Igreja Congregacional de Campina Grande-PB
Wattsapp 83 98700-0490

Veja Também

OLHANDO NA DIREÇÃO CERTA

“Olhando para Jesus, Autor e Consumador da fé…” Hebreus 12:2 Não existe nada mais expressivo ...