Home / Pr. Manoel Antônio / APRENDENDO COM O SENHOR A VENCER AS TENTAÇÕES

APRENDENDO COM O SENHOR A VENCER AS TENTAÇÕES

Mt. 4:1-11

A tentação também fez parte da vida terrena do Senhor. Embora as Escrituras declarem que Deus não pode ser tentado pelo mal (Tg. 1:13), a tentação sobreveio à pessoa humana do Senhor Jesus. Na verdade, a Bíblia fala sobre a tentação, embora não apresente uma definição muito clara acerca da mesma. No entanto, são apresentadas algumas características de sua natureza e origem, as quais permitem identificar algumas verdades acerca deste assunto.

A tentação possui três fontes distintas: o mundo, a carne e o diabo. Duas destas fontes, o mundo e o diabo, são externas a nós, ou seja, vem de fora para dentro. A carne, por sua vez, conquanto fonte de tentação, é interna, está dentro de nós, fazendo parte de nossa natureza pecaminosa (Mt. 15:18-19).

Convém salientarmos que, embora o propósito da tentação seja o de levar o cristão a pecar contra o Senhor, a tentação em si mesma não constitui pecado. Podemos ser tentados, sem, no entanto, cair na tentação, como aconteceu ao Senhor. Portanto, a tentação em si mesma não é pecado.

Embora o Senhor tenha sido tentado em diversas outras ocasiões, nesta breve meditação refletiremos sobre alguns aspectos gerais na tentação no ocorrida no deserto:

AS TENTAÇÕES VIERAM DEPOIS DE UM LONGO RETIRO ESPIRITUAL, PROMOVIDO PELO SENHOR:
Muitos se enganam ao acharem que apenas um cristão negligente em sua vida espiritual é quem pode ser tentado. Outros pensam que uma vida devocional constante e equilibrada impossibilita a tentação. De forma alguma isto é verdade. O Senhor foi tentado, podemos assim dizer, em seu melhor momento, no que tange à sua espiritualidade. Acabara de ser batizado com água; recolhe-se sozinho a um retiro espiritual, a fim de fortalecer-se no Espírito Santo; seu ministério estava para ser inaugurado em poucas horas.

Precisamos atentar para esta realidade: muitas vezes a tentação nos sobrevirá após ou em meio aos nossos momentos de maior realização e triunfo material e espiritual. Precisamos, portanto, estar vigilantes em todo tempo.

AS TENTAÇÕES VIERAM EM ÁREAS LEGÍTIMAS DA EXISTÊNCIA HUMANA:
Muitos associam a tentação unicamente a pecados de natureza sexual. Outros pensam em pecados em termos de gravidade ou hediondez. No caso das tentações aqui não teve nenhuma ligação com coisas ilegítimas. As áreas onde as tentações foram lançadas fazem parte do cotidiano do ser humano, e não representam nenhum mal em si mesmas. Mesmo aquilo que parece ser inofensivo, pode se constituir numa fonte de tentação contra nós.

Jesus foi tentado em sua constituição física (a fome); em sua constituição emocional (segurança); e, em sua constituição espiritual (devoção). Adorar a Deus é o dever de toda a criatura. Na tentação Satanás propôs a adoração como motivo de troca: “tudo isso te darei se prostrado me adorares”, e também usurpou o objeto da adoração, que sempre será o Deus único e verdadeiro, ao propor adoração a si mesmo.

Devemos vigiar no tocante às nossas necessidades essenciais. O diabo é estrategista, sutil e ardiloso. Não apenas se utiliza das vias pecaminosas. Em muitas ocasiões ele tenta nos atingir por meios legais e aparentemente naturais.

Concluímos, portanto, que Satanás se utilizou de uma estratégia em sua investida contra o Senhor no deserto: Levar Jesus a agir precipitadamente, pensar superficialmente e investir egoisticamente em sua própria pessoa, sem considerar a palavra e os propósitos de Deus. Contudo, o Senhor demonstrou sobriedade e vigilância diante das tentações. A arma utilizada em sua defesa foi a suficiente e eficiente Palavra de Deus, capaz de “destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda a altivez que se levante contra o conhecimento de Deus” (2 Co. 10:4-5).

Que você, amado leitor, busque no Senhor e em Sua Palavra os recursos da graça para vencer as tentações!

Tenha um dia abençoado pelo Senhor!

Esta mensagem na íntegra você encontra nos links abaixo relacionados.

Pr. Manoel Antonio
Pastor da Segunda Igreja Congregacional de Campina Grande-PB
Wattsapp 83 98700-0490

(Se você foi abençoado com esta palavra, compartilhe, e não altere a autoria) 

Veja Também

OLHANDO NA DIREÇÃO CERTA

“Olhando para Jesus, Autor e Consumador da fé…” Hebreus 12:2 Não existe nada mais expressivo ...