Home / Pr. Manoel Antônio / A DIFERENÇA ENTRE O BEM AVENTURADO E O BEM SUCEDIDO

A DIFERENÇA ENTRE O BEM AVENTURADO E O BEM SUCEDIDO

Salmo 1

A busca pelo sucesso parece ter se tornado um bem de consumo no mundo pós-moderno. Não é à toa que o tempo todo desejamos sucesso às pessoas que nos cercam: nas despedidas informais, desejamos sucesso; no início de alguma atividade, uma competição, uma caminhada ou exercício físico, da mesma forma. Enquanto aguardamos algum resultado, como de uma prova, um concurso, uma entrevista para emprego, o resultado de um exame clínico, as pessoas nos desejam sucesso! Sucesso na esfera amorosa, profissional e na vida de um modo geral. E o que nos vem à mente quando imaginamos uma pessoa de sucesso, uma pessoa bem sucedida? Certamente idealizamos alguém com uma bela casa e dois lindos carros na garagem; com uma casa no campo e outra na praia; alguém que possui um bom salário e que ocupa o cargo de diretor em uma grande empresa.

ESTE É O ESTEREÓTIPO QUE SE CRIOU EM TORNO DO BEM SUCEDIDO. No entanto, olhando de forma mais acurada, podemos perceber que nem toda pessoa bem sucedida em muitas áreas de sua vida é, de fato, uma pessoa verdadeiramente realizada e feliz. Por incrível que possa parecer sucesso e felicidade nem sempre são necessariamente compatíveis entre si.

Agora pense numa pessoa bem aventurada: O que lhe vem à mente? Um pobre feliz? Uma pessoa acomodada com sua situação, que não luta, que não busca crescimento pessoal? Alguém que não se desenvolveu em sua vida profissional nem acadêmica? Algum religioso, satisfeito com a vida, porém, alienado das realidades do mundo em que vive? Ou, uma pessoa que nunca foi “para frente”, mas é feliz? ESTE É O ESTEREÓTIPO QUE SE CRIOU EM TORNO DO BEM AVENTURADO.

Embora não haja necessariamente nenhum mal em buscar e em alcançar o sucesso, esta palavra e o seu conceito não são encontrados na Bíblia. A bíblia não nos fala de pessoas de sucesso, mas, de pessoas bem aventuradas. Para alguns são palavras sinônimas. Porém, quando olhamos a etimologia de ambas as palavras podemos perceber claramente que existe uma considerável diferença. Por exemplo: por definição, ‘sucesso é aquilo que sucede; é qualquer resultado de um negócio, de um empreendimento.’ Por sua vez, bem aventurado significa ‘mais que feliz’. Trata-se de um ‘adjetivo que significa muito feliz. É também um substantivo masculino, que nomeia aquele que tem a glória dos céus.’ A expressão ‘bem aventurado’ (mais que feliz), é citada diversas vezes na Bíblia Sagrada. ‘A felicidade Celeste é fundamentada na fé e na obediência à palavra de Deus, que gera a felicidade capaz de resistir aos momentos mais difíceis da vida,’ segundo o dicionário bíblico. Nesta reflexão gostaria de apresentar um contraste acentuado entre a pessoa de sucesso e a pessoa bem aventurada.

CARACTERÍSTICAS DO BEM SUCEDIDO
É uma pessoa que possui muitas virtudes: ambição e perseverança são suas marcas. Também é uma pessoa sonhadora, que idealiza resultados sempre positivos para aquilo que pretende realizar. No entanto, podemos considerar o fato de que o sucesso não precisa estar necessariamente associado à questões fundamentais como o caráter. O indivíduo pode ser bem sucedido no que faz e, contudo, não possuir um bom caráter. Outra questão que convém pontuar é o fato de que o sucesso em uma determinada área não nem sempre se estende às outras áreas específicas da vida. Há pessoas que são um sucesso em sua carreira profissional, porém, é um fracasso na vida familiar, na vida amorosa. Outras, embora economicamente realizadas, nutrem algumas frustrações ao ponto de amargarem uma vida infeliz. Quantas pessoas ‘de sucesso’ puseram fim, através do suicídio, à sua própria existência?

CARACTERÍSTICAS DO BEM AVENTURADO
Bem aventurada é a pessoa que, primariamente, prioriza o seu relacionamento com Deus. Busca em primeiro lugar o Seu reino e a sua justiça, e anda nos caminhos do Senhor. Tem o seu prazer na Lei de Deus (Sl. 1) Não busca apenas os bens materiais, mas cultiva virtudes e valores éticos e morais. Não pensa apenas nos objetivos a serem alcançados, mas no modo como alcançar esses objetivos. A bem aventurança em sua vida não é localizada, em uma área apenas. Sua alegria e satisfação se estende a tudo o que é e a tudo o que faz. É uma pessoa sujeita às intempéries, às adversidades e tragédias que possam surgir, porém, conserva em seu coração a confiança na soberania e no cuidado paternal de Deus. Descansa na segurança de que o Pai celeste está cuidando das coisas que lhe dizem respeito.

UM BREVE CONTRASTE ENTRE O BEM SUCEDIDO E O BEM AVENTURADO
Concluindo, gostaria de apresentar um breve contraste entre o bem sucedido e o bem aventurado. O bem sucedido é egoísta, pensa em si mesmo e no seu bem estar. O bem aventurado é altruísta e seu foco está no bem estar da coletividade. O bem sucedido é arrogante, atribui a si mesmo a glória pelas conquistas que alcançou. O bem aventurado é humilde e agradecido. Não nega seus dons e talentos pessoais, contudo, entende que o homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada (João 3:27). O bem sucedido, quando não alcança os resultados esperados culpa a si mesmo e aos outros e se sente derrotado. O bem aventurado, diante do fracasso, procura reconhecer onde errou, mas também encontra um propósito divino para aquilo que não deu certo, pois sabe que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus (Rm. 8:28). O bem sucedido busca seus objetivos pessoais. O bem aventurado busca realizar a vontade de Deus. O bem sucedido pensa no acaso. O bem aventurado sabe que Deus tem um propósito em cada coisa e em cada criatura.

E você, amigo leitor, o que tem buscado, uma vida de sucesso ou uma vida bem aventurada? Lembre-se: a bem aventurança acompanha você no começo, meio e fim de sua jornada. “A BÊNÇÃO DO SENHOR É QUE ENRIQUECE E NÃO TRAZ CONSIGO DESGOSTO OU DESCONTENTAMENTO” Pv. 10:22
Tenha um dia abençoado pelo Senhor!

Pr. Manoel Antonio
Pastor da Segunda Igreja Congregacional de Campina Grande-PB
Wattsapp 83 98700-0490

(Se você foi abençoado com esta palavra, compartilhe, e não altere a autoria)

Veja Também

OLHANDO NA DIREÇÃO CERTA

“Olhando para Jesus, Autor e Consumador da fé…” Hebreus 12:2 Não existe nada mais expressivo ...