Home / Pr. Manoel Antônio / O FOGO ARDERÁ CONTINUAMENTE SOBRE O ALTAR; NÃO SE APAGARÁ

O FOGO ARDERÁ CONTINUAMENTE SOBRE O ALTAR; NÃO SE APAGARÁ

Lv. 6:13

Dentre as muitas figuras de linguagem que a bíblia utiliza para ilustrar grandes verdades espirituais, o fogo se destaca dentre todas, devido a certas peculiaridades que lhe são próprias. No texto acima, o fogo nos é apresentado como sinal da aceitação de Deus à oferta apresentada pelo Seu povo. Inúmeras são as vezes em que a palavra fogo aparece nas Escrituras Sagradas, tanto no AT como no NT, e isto comprova a importância deste assunto. Portanto, vejamos algumas características do fogo e verdades que ele ilustra:

Segundo o dicionário, o fogo é definido como “o desenvolvimento simultâneo de calor e luz; combustão de matérias inflamáveis”.

As finalidades do fogo são sem números. Vejamos:

Queima – no VT certos animais eram oferecidos como sacrifício sobre o altar. Enquanto o fogo queimava o animal a fumaça subia, simbolizando que aquela oferta estava agradando ao Senhor com cheiro suave. Daí, chamar-se a oferta “sacrifício ou holocausto”, que literalmente significa “subida”.

Aquece – o fogo também serve para aquecer, esquentar. Muitas vezes falamos em esquentar a comida, em aquecer o ambiente, o que afasta o frio, tornando o ambiente mais alegre. Da mesma maneira quando nos encontramos frios espiritualmente precisamos urgentemente do fogo do Espírito de Deus sobre nossos corações para aquece-lo com alegria, gozo divino, paz e estímulo para continuarmos nossa caminhada.

Faz arder – faz também ferver (Jr. 23:29). Em certas ocasiões alguns crentes se sentem desanimados em sua fé, desmotivados quanto aos feitos do Senhor e à Sua obra. Outros, sentem-se desinteressados quanto à assistência aos trabalhos em Sua casa. É justamente nestas circunstâncias que o fogo do Espírito age, trazendo dinamismo, ardor pela obra e pelos do feitos do Senhor. Os discípulos do Caminho de Emaús estavam estarrecidos quanto à crucificação do Senhor, mas após encontrarem-se com o Mestre ressurreto, declararam que seus corações ardiam enquanto O ouviam. Há ainda aqueles que se encontram indiferentes e apáticos em sua vida espiritual. Falta o fogo do Espírito trazendo ardor e fervor aos nossos corações, abrasando-os com Sua chama poderosa.

Purifica – os metais preciosos como ouro e a prata passam por um meticuloso processo de refinamento e purificação pelo fogo; os instrumentos médicos e cirúrgicos também são esterelizados, muitas vezes através do calor e do fogo. Da mesma forma o fogo do Espírito purifica completamente a vida do crente. Veja o profeta Isaías: somente depois que teve seus lábios purificados pelo fogo do altar do Senhor é que pôde ser comissionado para o ministério profético.

Prova – à semelhança dos metais preciosos, o crente também é provado pelo Senhor, como que pelo fogo. Isto significa as provações que nos sobrevém, a fim de testar e de aperfeiçoar nosso caráter e a nossa fé, tornando-nos mais firmes e resistentes diante dos combates espirituais. E, acrescentamos ainda uma outra função do fogo:

Ilumina – a coluna de fogo estava sobre o arraial dos israelitas durante a noite, iluminando e dissipando as trevas. Nós precisamos também do fogo do Espírito Santo, para iluminar o nosso entendimento, a fim de compreendermos Sua Palavra, vontade e caminho para nossas vidas.

Aqueçamo-nos, portanto, com o fogo do Senhor. Deixemos que Ele faça arder nosso coração com entusiasmo e alegria santa. Peçamos a purificação daquelas impurezas presentes em nossos lábios, mentes e corações. Amém!!!

Tenha um dia supreendentemente abençoado pelo Senhor!

Pastor Manoel Antonio
Pastor da Segunda Igreja Congregacional de Campina Grande

Veja Também

OLHANDO NA DIREÇÃO CERTA

“Olhando para Jesus, Autor e Consumador da fé…” Hebreus 12:2 Não existe nada mais expressivo ...