Home / Filhos / Por que os seus filhos não obedecem?

Por que os seus filhos não obedecem?

Que bom seria se os filhos viessem com um simples manual de instruções que pudesse nos ajudar a criá-los e a torná-los obedientes e educados por toda a vida. Porém, a realidade é outra. Nós pais somos os responsáveis por conhecer e educar nossos filhos, por mais difícil que isso possa parecer.

Precisamos, desde cedo, ensiná-los princípios básicos da educação e respeito e quando, por um motivo ou outro, deixamos de ensinar corretamente estes conceitos pagamos o preço posteriormente.

Ainda que passemos nossa vida ensinando corretamente nossos filhos, eles, em determinado momento, poderão nos questionar e nos desrespeitar, pois além de nós, o mundo ao redor os ensina princípios que nem sempre são parecidos com os que aprendem em casa. Nestas horas, não desista, é o momento em que eles mais precisarão de sua influência.

Vale lembrar que como pais temos o dever de ensinar princípios corretos aos nossos filhos, não podemos desviar desta responsabilidade e não devemos delegá-la a qualquer outra pessoa ou entidade.

  • 1. Falta de limites

    Os mais antigos educadores já advertiam sobre a necessidade de ensinar limites aos filhos desde pequenos. As crianças precisam aprender que não podem agir deliberadamente, precisam respeitar os limites impostos por seus pais. Quando não aprendem este princípio passam a acreditar que são os donos de seus próprios limites, desrespeitando a todos a sua volta.

    Pode parecer difícil dizer não e impor regras a um filho tão amado e esperado, mas acredite, é necessário. Desde pequenos eles precisam saber que seus pais ditam as regras e eles obedecem, se você ama seus filhos, imponha limites!

  • 2. Autoridade

    Os filhos precisam entender que antes de vocês serem seus amigos, são seus pais e devem ser respeitados. Muitos pais atualmente pensam que para serem mais bem aceitos por seus filhos adolescentes precisam se mostrar muito mais como amigos do que como pais.

    Este tema já criou inúmeras controvérsias entre os estudiosos do comportamento humano, porém, o fato é de que nada nem ninguém irá mudar a realidade de que vocês são os pais e eles os filhos, por mais amigos que sejam, e por essa autoridade existir eles precisam e devem respeitá-los.

    Tratem seus filhos como pais que são, sendo amigos, calorosos, amorosos, mas também firmes e rigorosos.

  • 3. Mimos

    Quem não gosta de mimar os pequenos proporcionando-lhes agrados que os deixarão felizes? De vez em quando não há problemas, mas tratá-los como “reis” todo o tempo poderá ser uma perigosa armadilha para um futuro próximo. Afinal eles aprendem até com os desenhos animados que são os reis que ditam as ordens e todos os outros obedecem. Sendo assim, eles se sentirão os comandantes do lar desrespeitando a todos.

    Seja qual for o motivo de ter filhos desobedientes é importante retomar as rédeas da situação e reverter esta situação. Lembre-se, vocês são os pais!

Fonte: Família

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.